Muitas vezes, durante a consulta técnica e elaboração de uma cotação, questionamos o cliente se ele quer a válvula certificada. A resposta é sempre a mesma: se não tiver custo adicional, considera! Nessa hora, só temos uma pergunta: será que o cliente sabe o que está comprando e o que realmente significa?

Para entendermos um pouco melhor, é importante saber o processo e o que esta envolvido quando falamos de certificação.

O primeiro ponto é que todo o processo (desde a fase de cotação até a liberação para coleta) de um fabricante passa por uma avaliação e auditoria por um órgão terceirizado, sem conflito de interesse.

Qualidade de procedência e performance de matéria prima: certificados e análise da composição química e mecânicas, testes em conformidade com as normas internacionais relacionadas com materiais: ASTM/ASME e DIN como exemplo

Processo controlado e rastreável: atendimento às tolerâncias construtivas, gravação em relevo dos números de corrida de fabricação nos componentes críticos.

Domínio de todas as etapas do processo: caso ocorra alguma mudança de especificação solicitada pelo cliente, como troca de pressão, material ou tamanho o processo deve ser registrado e informado a todos os setores envolvidos, toda a documentação revisada para que na fase de inspeção final nenhum erro ocorra.
Cliente tem certeza que o projeto está de acordo com regras globais e práticas modernas e adquire um dispositivo com 100% confiável.

Performance: garantia de abertura da válvula de segurança no ponto real, ou seja, a válvula abrirá no set adequado. A válvula precisa comprovar repetibilidade. Todos os equipamentos utilizados para testes são monitorados e controlados periodicamente, como manômetros e bancadas, certificados e calibrados por órgãos nacionais e internacionais. No Brasil, utilizamos o INMETRO como certificador para estes instrumentos. A qualificação e especialização do montador também é de extrema importância, todos passam por treinamentos.
Uma ampla documentação é desnecessária pois os selos já garantam muito aspectos qualitativos. Assim o cliente terceiriza testes com o selo.

Órgão certificador: Avaliação objetiva e por terceiros, órgãos respeitados e internacionais, independentes, que não se beneficiam desta avaliação e a realizam de forma neutra.
O cliente não precisa confiar somente nos catálogos do fabricante e tem uma confirmação e avalição objetiva.

A empresa certificadora analisa e visualiza o processo como um todo, desde a fase de cotação, passando pela produção, testes, inspeção final e envio.
Realiza teste com os modelos, tamanhos e materiais. Consegue medir a eficiencia de cada válvula de segurança e alívio e confirmar os coeficientes de descarga – Kd e os oríficios efetivos nominais de cada modelo de válvula, em cada tamanho, para 3 tipos de fluídos:

  • Gases (teste com ar)
  • Vapor de água
  • Líquidos (teste com água)

Em outras palavras, CERTIFICA A VAZÃO MÁXIMA QUE A VÁLVULA PODE ALIVIAR.
A importância da certificação da vazão, garante que a válvula não segue apenas uma norma em termos de materiais e construção mais também cumpre o desempenho vendido.
Elabora os relatórios e aprova ou não os processos de acordo com a norma solicitada.

Caso o processo esteja de acordo com as exigências da norma, o órgão certificador libera a utilização da “estampa”.
Este processo garante que a vazão indicada pelo fabricante, na pressão e temperatura solicitada é correto e seu processo esta realmente seguro. Foi testado e comprovado!
De uma certa forma, o cliente repassa ao fornecedor a responsabilidade por um equipamento de segurança, a última barreira antes de ocorrer um sinistro grave ou até mortal. Em geral, a NR-13 ou as seguradoras não exigem que os dispositivos de segurança sejam certificados, mas tenho certeza que se em caso de um sinistro, como comprovar que a válvula que estava instalada era adequada? Não estamos falando em conservação ou manutenções periódicas, mas sim, de comprovar que a capacidade que o fabricante disse que a válvula teria, de desempenho. Quando você requer um selo, esta adquirindo um produto que foi fabricado sob um processo de alta qualidade e repetibilidade, tem a garantia de desempenho, tem a certeza de que seu sistema, equipamento e fábrica estão protegidos.